A remineralização do solo pode ser importante solução para sua recuperação, de acordo com a pesquisadora, doutora em solos e engenheira agrônoma Cláudia Goergen, da Universidade de Brasília (UnB). Ela debateu sobre o tema “Remineralização do solo: nova fronteira para a Ciência”, na manhã do dia 5 de dezembro (Dia Internacional dos Solos), durante evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo a pesquisadora, a remineralização favorece a recuperação de solos desgastados, e contribui para o rejuvenescimento e a produção de nutrientes essenciais ao cultivo de plantas. “Por meio desse procedimento, adicionamos ao solo minerais com constituição química de alta fertilidade que não se dissolvem rapidamente”.
A engenheira agrônoma alerta que o procedimento ainda está em fase inicial e que a remineralização é um processo único para cada região, devido às especificidades de solo, mas que já apresenta bons resultados nas áreas onde foi aplicado.
Para o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, Maurício Carvalho de Oliveira, o novo conceito de recuperação e enriquecimento de solos irá contribuir com a redução de custos para o produtor e com a qualidade ambiental, uma vez que resíduos de mineradoras também podem ser reutilizados no processo. “É esperado que se utilize menos produtos químicos nas lavouras a partir do uso desse procedimento. Dentro de um futuro breve, vai trazer resultados positivos ao bolso do produtor e ao meio ambiente”, disse.
Fonte: Ministério da Agricultura