Relator apresenta plano de trabalho sobre regulamentação de defensivos agrícolas

O relator da comissão especial sobre regulamentação de defensivos agrícolas, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), apresentou nesta terça-feira, 26 de abril, o plano de trabalho da comissão. O colegiado discute 18 questões, que abrangem da fabricação de defensores agrícolas ao consumidor final.

Em análise na comissão, o projeto de lei 3200/15, do deputado Covatti Filho (PP-RS), regulamenta os defensivos fitossanitários e produtos de controle ambiental, e institui, na estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Comissão Técnica Nacional de Fitossanitários (CTNFito).

Na ocasião também foram eleitos o primeiro vice-presidente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), o segundo vice-presidente, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), e o terceiro vice-presidente, deputado Bohn Gass (PT-RS).

 

QUALIDADE DO PRODUTO

Colatto afirmou que é necessário aprovar uma lei que não prejudique a economia agrícola do País e, ao mesmo tempo, garanta a qualidade do produto produzido. “O País tem imensos desafios com as pragas na agricultura brasileira. Precisamos de uma lei que possa conciliar os interesses da agricultura e a possibilidade de nós continuarmos sendo um dos grandes produtores de alimentos do planeta”, disse o parlamentar.

O deputado Bohn Gass acrescentou que é necessário investir em tecnologias de pesquisa para alcançar a qualidade ideal do produto. “Agricultura produz alimento, nossa maior preocupação deve ser que esse alimento seja sadio, de qualidade nutricional e livre de veneno. Que possamos trabalhar tecnologias da pesquisa que levem ao agricultor orientações no sentido dessa produção”, destacou.

Leia íntegra da proposta em PL-3200/2015.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp