Depois de 32 anos como detentora do recorde mundial de produção leiteira em um dia, a vaca cubana Ubre Blanca acaba de perder o posto para a brasileira Indiana Canvas 2R. O novo recorde foi registrado durante a Megaleite 2014, principal feira do setor leiteiro do Brasil que foi encerrada no domingo (20/07/14), em Uberaba (MG). Indiana produziu 115,020 kg/leite em um único dia, superando em 4,12 kg a produção registrada em 1982 pela cubana. Ela é uma vaca Girolando (3/4 de sangue) pertencente ao expositor Delcio Tannus Filho, da cidade de Uberlândia (MG). Nos três dias do Torneio Leiteiro da Megaleite, produziu 325,290 kg/leite.
A Megaleite 2014 registrou ainda dois recordes nacionais. Na categoria Vaca (½ sangue), Rayka Blitz FIV LE, do expositor José Naves de Ávila Toledo, é a recordista com produção de 263,380 kg/leite. O terceiro recorde da competição foi estabelecido pela novilha (½ sangue) Érica FIV Toyota Fube, do expositor Eurípedes José da Silva. Ela produziu 186,120 kg/leite. Outras raças que tiveram Torneio Leiteiro na Megaleite foram Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi e dos cruzamentos Guzolando e Guzerá/Jersey. Também houve mostra da raça Indubrasil e do cruzamento Indolando.
Além dos recordes, a Megaleite foi palco de debates sobre o setor leiteiro, de ações para garantir o acesso de pequenos produtores à genética de ponta, de cursos e venda de animais. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando assinaram a renovação do contrato do programa Pró-Genética, que viabiliza a aquisição de touros de alta qualidade genética por parte de pequenos e médios produtores. O documento também foi assinado pela Epamig, Emater/MG e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A 1ª Feira de Negócios Girolando, voltada para os pequenos produtores, recebeu caravanas de mais de 25 cidades. A movimentação financeira gerada pelos 13 leilões e por um shopping de animais foi de R$ 6.458.839,90.
Mercado do leite
As Perspectivas da Cadeia Produtiva do Leite no Brasil e no Mundo foram discutidas durante o Fórum de Debates, na Megaleite 2014. Lideranças do setor discorreram sobre o tema e concluíram que a cadeia leiteira avançou muito nos últimos anos, mas ainda será preciso novos avanços para o país se tornar um grande exportador de leite. O país saiu de uma produção de 7,3 bilhões de litros de leite na década de 70 para atuais 35 bilhões de litros. A expectativa é de que o país assuma este ano a terceira colocação em produção mundial de leite.
Os debatedores do Fórum de Debates foram o deputado federal Junji Abe (Presidente da Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados), Cenyldes Moura Vieira (Presidente da Calu), Vicente Nogueira (Presidente da Comissão de Leite da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB), Rodrigo Sant’Anna Alvin (Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do MAPA), Paulo do Carmo Martins (Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite), Ronan Salgueiro (diretor da Girolando), Marcel Scalon Cerchi (empresário dos Laticínios Scala).
Girolando nas universidades
Para garantir que a raça Girolando seja matéria de estudo nas universidades brasileiras, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realizou durante a feira uma reunião com técnicos, pesquisadores e criadores. Ficou definido que serão realizadas palestras nas universidades de todo o país para apresentar as vantagens da raça para a produção de leite, o padrão racial e os trabalhos na área de melhoramento genético. Outra ação será a realização de Jornadas Técnicas específicas para os universitários, que poderão conhecer de forma mais aprofundada a raça. Uma terceira ação será fomentar projetos de iniciação científica sobre a raça.
Outra ação para fomentar a raça será desenvolvida em parceria com a Federação de Agricultura do Estado do Amazonas, com o SEBRAE e com criadores daquela região. Durante a Megaleite, um grupo de representantes dessas entidades reuniu-se com a diretoria da Girolando para apresentar as demandas da região e firmar parceria com a associação para transferência de tecnologia. Será realizada uma Jornada Técnica, curso teórico e prático sobre a raça, ainda este ano no Estado. A raça Girolando predomina no rebanho leiteiro do Amazonas e há um grande interesse do governo local em promover a pecuária leiteira para suprir a demanda da região, hoje abastecida pelo Sul e pelo Sudeste do país.
Julgamento
Quase 600 animais foram inscritos para o julgamento da raça Girolando. Sob o comando dos jurados José Jacinto Júnior, José Renes da Silva e Jesus Lopes Júnior, as competições ocorreram entre os dias 16 e 19 de julho, com transmissão ao vivo pelo site da MFRural.
A Grande Campeã ½ sangue foi Luanda FIV RAC, do expositor Raimundo T. Campolina/Adauto A. do N.Feitosa, da cidade de Sete Lagoas (MG). A Grande Campeã 3/4 sangue foi Baroneza Jurist Santa Luzia. Já o Grande Campeão foi Erdeiro Charmoso Tannus. Os dois animais pertencem ao expositor Delcio Vieira Tannus, de Uberlândia (MG). Entre os animais Girolando 5/8 sangue o troféu de Grande Campeã ficou com Juarana FIV Minister Alegre, do expositor Ricardo Catão Ribeiro, de Jequitibá (MG). O Grande Campeão foi Urano FR Recreio, da expositora Mila de Carvalho Laurindo e Campos, de São José de Ubá (RJ).
Outras raças que tiveram julgamento na Megaleite foram Gir Leiteiro, Holandês e Guzerá.
Cursos e Mostra de Queijo
Para as crianças, a Megaleite 2014 foi um momento de aprendizado. A primeira edição do “Clubinho Girolando” teve a participação de 9 crianças, que aprenderam durante dois dias de aulas práticas como cuidar dos animais e as principais características da raça Girolando. O objetivo do projeto é despertar o interesse dos filhos de criadores e profissionais do setor pela pecuária leiteira, um dos setores que mais emprega no país.
Já na 1ª Mostra de Queijo Artesanal de Araxá o público em geral pode participar de palestras sobre produção do alimento e degustar queijos oriundos da região mineira de Araxá.
A Megaleite 2014 aconteceu de 13 a 20 de julho e celebrou o Jubileu de Prata da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Durante a feira, a entidade registrou a entrada de 85 novos associados.