Prorrogadas as inscrições de trabalho para Congresso Latino-Americano de Banana

Com o recebimento de diversos pedidos para extensão de prazo, a comissão organizadora do Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, que vai acontecer de 18 a 20 de agosto, em Corupá (SC), prorrogou para o dia 5 de julho as inscrições de trabalhos para o evento, um dos mais importantes encontros internacionais relacionados à bananicultura.

Com tema central “Musáceas no subtrópico: desafios e oportunidades frente à variabilidade climática”, o congresso é voltado para produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores e estudantes. Esta edição, que será no Seminário Sagrado Coração de Jesus, abrange 27 palestras. Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster. Todas as informações sobre inscrição, envio de resumos e especificações do pôster estão disponíveis em http://ow.ly/OGtsy.

“O objetivo com a prorrogação é gerar mais oportunidades, principalmente para os estudantes”, afirma um dos coordenadores do evento, Miguel Dita, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — e secretário-executivo da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe (Musalac).

O evento está sob a organização da Embrapa Mandioca Fruticultura, Musalac, Bioversity Internacional, Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), Prefeitura Municipal de Corupá e Instituto Agronômico (IAC).

Em seguida ao congresso, nos dias 21 e 22, será realizada a XI Reunião do Comitê Gestor da Musalac, no Hotel Tureck Garten. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a reunião da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe (Musalac), criada em 1986. Ao contrário do congresso, a reunião não é aberta ao público em geral, apenas para membros da rede.

OBJETIVOS

De acordo com o pesquisador Miguel Dita, secretário-executivo do evento e da Musalac, são dois eventos interligados, mas com objetivos específicos.

“O congresso busca oferecer um espaço de alto nível para apresentar e discutir temas de relevância com o setor produtivo e acadêmico. Já a reunião visa agregar os países membros da rede para discutir temas de interesse regional, como mudanças climáticas, mal-do-Panamá, entre outros, além de revisar as agendas e avanços de pesquisa com bananeira em cada um dos países.”

O folder completo da programação está disponível em http://ow.ly/OGt11.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp