Projeto ‘Viva as diferenças’ desenvolverá ações de inclusão em SC

A inclusão pessoal, social e profissional é um direito garantido em lei para todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Com o objetivo de promover a inclusão a fim de conscientizar a comunidade, a Fundação Aury Luiz Bondanese e a Aurora Alimentos, com o apoio de diversas instituições, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), promoverá o projeto “Viva as Diferenças”. A iniciativa está marcada para a próxima quinta-feira, 18 de agosto, das 14 às 22 horas no Salão Nobre Nelson Galina, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).

As inscrições gratuitas estão abertas e os interessados podem se inscrever no site http://www.falb.org.br. “A intenção é promover uma ação voltada à inclusão, com a participação de pessoas com deficiência, empresas e entidades. Queremos demonstrar que mesmo diferentes, somos todos iguais porque buscamos um mundo melhor”, esclarece a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado.

O projeto terá a participação de mais de 25 entidades que terão um espaço com estande para a socialização de informações sobre a inclusão pessoal e profissional das pessoas com deficiência. “Todos os apoiadores poderão transmitir informações ou apresentar serviços que auxiliam no dia a dia das pessoas com deficiência”, explica a diretora social da Fundação, Sonara Ramos.

 

PROGRAMAÇÃO

O público visitante será presenteado com palestras, seções de cinema, mostra de talentos, galeria de artes, desfile de moda, apresentações artísticas e feira com exposição de produtos voltados à acessibilidade. Além disso, haverá espaço para socialização de cases de empresas sobre empregabilidade, informações legislativas e medidas para tornar a construção civil adaptada.

As atividades serão divididas em três espaços: a sala magia, a sala sorriso e o palco principal que contará com as palestras de Geraldo Magela e do atleta Pauê Aagaard. Os dois trarão aos visitantes relatos de suas histórias de perseverança e superação. “São histórias incríveis e que nos fazem pensar em nossas vidas, temos certeza de que o público vai se emocionar e se surpreender com as atividades que estamos preparando”, destaca Isabel.

“A Aurora tem como foco as pessoas por isso não mede esforços para promover a qualidade de vida para todos, através da Fundação Aury Luiz Bodanese e parceiros do evento – Viva as Diferenças queremos ressaltar a importância das pessoas e da cooperação na construção de um mundo melhor.” ressalta o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da Fundação, Neivor Canton.

 

ATITUDE AGORA

O projeto “Viva as diferenças” faz parte do programa “Atitude Agora”, que visa sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento com relação às pessoas com deficiência, reduzindo o preconceito e proporcionando o exercício da cidadania para todas as pessoas.

O programa realiza palestras, visitas às instituições, seminários e cursos de qualificação para pessoas com deficiência. Possui parceria com o Instituto Guga Kuerten desde 2008 pelo projeto Fundo de Apoio a Projetos Sociais. Em 2015, foram sensibilizadas 4.676 pessoas em 63 ações.

São parceiros do evento: Unochapecó, Unoesc, Senac, Unopar, Uceff, Ministério Público de Santa Catarina, Sul Eventos, Vale do Sol, Comde, Capp, Apae, Mesa Brasil, INSS, Construtora Mocelin, BRSIS, Associção de Surdos de Chapecó, Consultório de Reabilitação Infantil, Clinica Comunicação, Unimed, ACIC, Mércur, Cedup, Kozzer Manequins e Maneiras, Facilita, Ama Oeste, Adevosc, FCD, Audibel, Superalfa,  Instituto Mix e Lojas Nazari.

 

Fonte: Da assessoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp