Produção de trigo panificável do Mercosul deve cair mais de 50%

A produção de trigo nos países pertencentes ao MERCOSUL deve cair significativamente neste ano em função do excesso de chuva em todas as regiões produtoras do bloco. Uma nova projeção da consultoria Trigo & Farinhas diz que, se os prognósticos climáticos estiverem corretos, a produção total do bloco deve ser de 18 milhões de toneladas, mas apenas oito milhões de toneladas deste volume terá qualidade suficiente para panificação.

Comparando ao ano passado, o volume de cereal utilizado para panificação no MERCOSUL foi de 18.5 milhões de toneladas. Segundo a consultoria, a oferta mais baixa, especialmente que iria ao Brasil, ocorre principalmente pelas perdas já confirmadas de 800.000 toneladas no estado do Paraná, além da produção menor no Paraguai e as perdas que estão por vir na Argentina.

Se estes números forem confirmados, Luiz Pacheco, diretor da Trigo & Farinhas, diz que o Brasil precisará de 5.8 milhões de toneladas de trigo de fora do MERCOSUL neste ano. “Em minha opinião, virá principalmente dos EUA e do Canadá, mas também se fala de volume que viria da Europa, da Alemanha,” prevê Pacheco.

A demanda total brasileira por trigo deve cair dos 11,1 milhões de toneladas registrados no ano passado em função da recessão econômica. As informações foram divulgadas pelo Blog AgroSouth News.

 

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp