Produção chinesa de etanol deve chegar a 3,95 milhões de litros

Novo relatório do USDA estima que a produção chinesa de etanol deve atingir 3.95 milhões de litros em 2018 em função da forte demanda interna. A Associação de Fabricantes de Automóveis da China prevê que em 2017 haverá um crescimento de 5% no consumo de carros para 29.7 milhões de unidades.

As importações do combustível devem cair para cinco milhões de litros porque a produção doméstica está substituindo a de fora. Além disso, as sobretaxas para importação chegam a 30% do valor dos produtos.

Anteriormente, o etanol dos Estados Unidos tinha uma sobretaxa de 5%, mas a alíquota aumentou 25%. As importações de etanol são totalmente reguladas para que só ocorram na falta do produto. Por outro lado, os chineses devem exportar 150 milhões de litros do combustível.

O consumo vai na mesma direção da produção, de 3.94 milhões de litros. Na China, não há mandato nacional de mistura com a gasolina, mas sim em casos de algumas províncias. Segundo o USDA, não há nenhuma vantagem econômica em trocar a gasolina pelo etanol no país.

No caso do biodiesel, a indústria é ainda incipiente e deve produzir 500 milhões de litros em 2018, o mesmo que em 2017. As importações do produto são insignificantes e devem cair, sendo que as exportações devem crescer.

O governo chinês quer atingir a meta de uso de etanol em 2020 de 10% do total de combustível. Para isso, está adaptando a malha de transporte no país, mas não impõe um mandato de mistura.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp