Previsão de inadimplência aumenta cautela no setor de insumos

O distribuidor de insumos está preocupado com as possibilidades de inadimplência. O setor é um dos principais responsáveis pela concessão de crédito para os produtores agrícolas, já que o financiamento oferecido pelo governo corresponde a apenas 30% do total, segundo a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).

A avaliação de crédito por parte dos distribuidores, com ferramentas aceitas pelo sistema financeiro e desenvolvidas especialmente para o setor agrícola, tem contribuído para reduzir os efeitos negativos tanto aos produtores como aos distribuidores.

Fernando Pimentel, sócio-proprietário da Agrometrika Inteligência Tecnologia e Rating e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura, explica que o crédito no agronegócio necessita de acompanhamento técnico qualificado. O caminho até chegar ao rating de cada cliente, ou seja, a classificação de risco, passa antes pela análise de dados tradicionais como garantias, perfil e volume do recurso e também por informações macroeconômicas, geográficas e climáticas que possam influenciar no aumento do risco.

“O segmento de insumos agrícolas movimenta bilhões de reais a cada safra e precisa estar atento às mudanças”, alerta Pimentel.

CRÉDITO AGRÍCOLA

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) em Goiás acredita que o agricultor ficará mais endividado. O diretor da entidade, Benjamin de Sousa Junior, afirmou em reportagem divulgada no site Agrolink em 30 de março, que o acúmulo da dívida na safra 2013/14, estimada em 15% a 20%, e na de 2014/15, que ainda não foi colhida, resultará na redução da capacidade de crédito dos agricultores.

CONTROLE

A Agrometrika mantém uma parceria com a Siagri Software para agronegócio com o objetivo de oferecer aos distribuidores um produto exclusivo para a segurança do crédito e, como consequência, oferecer maior controle das operações. As soluções oferecidas pelo software permitem que os empresários possam monitorar a carteira de crédito e adotar ações como concessão de desconto, troca de garantia, renegociação do título, dentre outras.

Fonte: Siagri

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp