Presidente da SNA prevê 2013 ‘excepcional’, apesar de gargalos do agronegócio

“A incerteza e nossa deficiente infraestrutura são os dois principais problemas enfrentados atualmente pelo agronegócio brasileiro”. A afirmação é do presidente da SNA, Antonio Alvarenga. Segundo ele, riscos e incertezas são superiores aos dos demais setores da economia. “Há muitos investidores interessados em aportar recursos em nosso agronegócio. No entanto, a insegurança paralisa o empreendedor”.

Outro fator citado por Alvarenga diz respeito à infraestrutura de armazenagem, transporte e exportação. “É inconcebível ver dezenas de navios nos portos aguardando para atracar e centenas de caminhões em filas nas rodovias esperando para descarregar os produtos nos terminais. É triste constatar que parte de nossa safra permanece um bom tempo ‘armazenada’ em caminhões”.

Porém, mesmo com diversos problemas, o presidente da SNA afirma que 2013 será um ano “excepcional” para o agronegócio do País, em especial a produção de soja, que fará do Brasil o maior produtor e fornecedor mundial do grão.

Em entrevista à Panorama Rural, Alvarenga relata as lutas e conquistas da Sociedade ao longo dos últimos anos, faz um balanço do 13º Congresso de Agribusiness da SNA, realizado no final do ano passado, e analisa os atuais rumos do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp