O presidente da SNA, Antonio Alvarenga, participou, no último dia 6 de agosto, do 11º Congresso do Agronegócio , promovido em São Paulo pela ABAG, com o tema “Brasil – Alimentos e Energia – Seguranças Globais”.
Estiveram presentes, entre outros, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; ; o deputado estadual Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES.
Na abertura do encontro, Coutinho abordou a evolução econômica brasileira nos últimos anos e a importância do agronegócio. Segundo o presidente do BNDES, em função de um mercado interno forte, dinâmico e que teve grande expansão nos últimos anos, o Brasil tende a não sofrer tanto as consequências de uma conjuntura internacional adversa, marcada por desaceleração na China, estagnação na Europa e recuperação lenta da economia americana.
Ao final do evento, a Abag entregou prêmios a personalidades do agronegócio brasileiro. O físico José Goldemberg recebeu o prêmio Personalidade do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araújo” por sua contribuição na busca de fontes de energia renováveis, e o produtor Herbert Bartz, pioneiro na adoção do sistema de plantio direto no país, recebeu o prêmio de destaque na tecnologia “Norman Borlaug”.