Preços do trigo recuam e indicador do etanol hidratado volta a cair em SP

O plantio de trigo da nova safra avança no Sul do Brasil e também no maior fornecedor nacional, a Argentina. A Conab informou que o plantio atingiu 40,90% da área até o dia 3 de junho, e na Argentina, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que o plantio atingiu 19,50% da área destinada ao cereal. Quanto aos preços, levantamento do CEPEA mostra que seguem em baixa, sobretudo devido ao baixo ritmo de negócios. Ressalte-se que os preços internos estão em movimento de queda desde o fim de 2022.

Açúcar: Mercado spot paulista

O mercado do açúcar cristal branco segue calmo no estado de São Paulo neste início de junho. Segundo pesquisadores do CEPEA, a demanda, de um modo geral, não tem mostrado sinais de aquecimento, fator que vem pressionando os preços da saca do cristal no mercado spot, mesmo diante da oferta restrita de açúcar branco de melhor qualidade, o Icumsa 150. Do lado das usinas, agentes têm direcionado maiores volumes do produto para o mercado externo. Segundo a Secex (Secretaria da Comércio Exterior), o total de açúcar branco exportado em maio/23 pelo Brasil foi de 140.061 toneladas, volume 58% superior ao volume embarcado em abril/23 (88.655 toneladas).

Etanol: Preços recuam

Os preços do etanol hidratado voltaram a recuar na última semana no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do CEPEA, a pressão sobre os preços do biocombustível veio da necessidade de “fazer caixa” por parte de algumas usinas, visando pagamentos típicos de início de mês (folha de pagamento). Assim, parte das unidades produtoras aceitou vender o etanol a preços menores, enquanto outras usinas, ressalte-se, seguiram firmes nos preços pedidos e participaram de maneira tímida do mercado.

Entre 5 e 9 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou a R$ 2,5309/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), queda de 1,56% em relação ao do período anterior.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp