No pagamento de fevereiro, referente ao leite entregue em janeiro, o preço ao produtor caiu 1,6%, considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria.
O produtor recebeu, em média, R$0,936 por litro de leite.
A produção caiu nas principais bacias leiteiras em janeiro e fevereiro (parcial), mas ainda assim a oferta está relativamente elevada, considerando a demanda mais devagar até então.
Desde o pico de preço, em setembro do ano passado, o leite caiu em média, 7,6%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o produtor está recebendo 11,3% mais por litro de leite.
Do lado da captação, o clima quente e seco em janeiro e fevereiro afetou as pastagens e a produção em importantes regiões ao Sul e Sudeste do país. O pico de produção foi registrado em dezembro de 2013.
Este fato deverá dar sustentação ao mercado em curto e médio prazos.
Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, o volume captado caiu 2,0% em janeiro, na comparação com dezembro de 2013 (média nacional).
Para o pagamento a ser realizado em março, 39,0% dos laticínios pesquisados acreditam em alta do preço ao produtor, 43,0% em manutenção e 18,0% estimam queda.
Fonte: Scot Consultoria