Posse de novos eleitos para a Academia Nacional de Agricultura

José Bernardo Cabral, José Roberto Tadros, Cristina Baran, Antônio Alvarenga, Silas Brasileiro e Antônio Carlos da Silveira Pinheiro / Foto: Raul Moreira

 

A Academia Nacional de Agricultura empossou, na última terça feira, 22 de agosto, os seus novos membros. José Roberto Tadros, Silas Brasileiro, Bernardo Cabral e Antonio Carlos Pinheiro receberam os cumprimentos na sede da Sociedade Nacional de Agricultura.

Em seguida, participaram de um almoço em sua homenagem que reuniu outros acadêmicos e representantes de entidades do setor, como Evaristo de Miranda, que recentemente concluiu sua brilhante carreira na Embrapa.

O anfitrião do evento e presidente da SNA, Antonio Alvarenga, manifestou sua satisfação em receber os convidados, sobretudo os empossados, enfatizando a extensa e fecunda trajetória pública de cada um, especialmente no tocante às contribuições prestadas ao agronegócio.

Entre as conversas e felicitações, os mais novos membros conversaram com o Portal SNA e gravaram um depoimento registrando suas impressões sobre a importância de datas como essa, que fortalecem os laços de amizade e cooperação dos entes de apoio ao agronegócio. Discorreram, também, sobre o momento atual do setor no Brasil e refletiram sobre os novos e velhos desafios a serem superados.

Além dos empossados, conversaram com o Portal: Evaristo de Miranda, José Augusto Castro (presidente da Associação dos Exportadores Brasileiros) e Leonardo Alvarenga, que comanda o polo de Startups da SNA, o SNASH.

Esse conteúdo estará, em breve, disponível para os leitores.

Sobre a Academia

 Com quase 130 de história, a Academia Nacional de Agricultura possui importância estratégica para o setor agrícola brasileiro, já que sua função principal é a de traçar políticas nacionais que envolvam questões nas áreas do agronegócio, do meio ambiente e da pesquisa científica.

Os novos membros vêm agregar seu conhecimento e expertise a um colegiado renomado, composto por destacados gestores públicos e privados, estudiosos do setor e representantes das entidades que, há décadas, defendem a agropecuária brasileira e seu papel central na economia e construção da identidade pátria.

Os empossados

José Roberto Tadros (à direita) recebeu o colar de Antonio Queiroz /Foto: Raul Moreira

José Roberto Tadros nasceu em Manaus/AM e é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Ingressou em 1964 nas Empresas da Família, a mais antiga empresa do estado, fundada em 1874 pelo seu bisavô.

É Presidente da Confederação do Nacional do Comércio (CNC), do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É Presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, do Centro do Comércio, Sesc e Senac do estado do Amazonas.

 

 

José Bernardo Cabral (à direita) recebeu o colar de Rubem Novaes / Foto: Raul Moreira

José Bernardo Cabral é natural de Manaus/AM. Foi ministro da Justiça e da Agricultura durante o governo Collor. Pelo Amazonas, foi senador, deputado federal durante dois mandatos, secretário do Interior e do Gabinete Civil durante os governos Plínio Coelho e Gilberto Mestrinho e deputado estadual. Também presidiu a OAB.

 

 

Silas Brasileiro (à direita) recebeu o colar de Márcio Fortes / Foto: Raul Moreira

Silas Brasileiro é natural Patrocínio/MG. Administrador de empresas e produtor rural de sucesso, Silas Brasileiro teve também destacada trajetória política, tendo sido prefeito de sua cidade natal e deputado federal por seis mandatos. Passou pelo secretariado estadual mineiro e integrou o Ministério da Agricultura, antes de chegar à presidência do Conselho Nacional do Café. Premiado e reconhecido nacionalmente pela atuação pública na defesa e representação da cafeicultura e agropecuária, integra diversos colegiados que se dedicam a formular políticas de fomento e expansão do setor.

 

 

Antônio Carlos da Silveira Pinheiro (à direita) recebeu o colar de Roberto Fendt / Foto: Raul Moreita

Antônio Carlos da Silveira Pinheiro – Nascido no Rio de Janeiro, é Engenheiro civil com extensão em matemática pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Atualmente é Presidente da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior – FUNCEX, eleito em novembro de 2019, tendo sido reeleito até maio de 2024.

 Por Equipe SNA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp