Porto de Santos deve ter pacote para redução de filas

O plano de escoamento prevê a melhoria da fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nas rodovias, além do incentivo do uso do modal ferroviário para o acesso ao Porto de Santos. Já a SEP (Secretaria Especial de Portos) colocará em “fase experimental” um novo sistema de agendamento e sequenciamento de caminhões, o Portolog substituirá o atual sistema SGTC, o que deverá reduzir o custo da hora parada em até 70%.

O novo sistema permitirá ainda antecipar informações sobre o volume de caminhões que se dirigem ao porto, permitindo um maior fluxo. “Essa iniciativa lançada no ano passado deu resultados positivos”, disse o ministro da SEP, Edinho Araújo. Segundo ele, além do porto paulista, o governo também foca ações nos portos da região Norte.

Araújo informou ainda, que no novo sistema automatizado, todo caminhão que acessar o porto terá sua placa lida com um sistema de câmera, que mandará informações do veículo e da carga. “Assim teremos informações precisas, um raio X diário de todos os caminhões”, observou.

Conforme o ministro, um novo pátio também permitirá maior capacidade ao sistema de escoamento da safra agrícola, com cerca de 200 caminhões por vez.

RECORDE

Em 2014, o complexo foi responsável por 79,1% das exportações de café do Brasil. O crescimento é de 20,52% na comparação com 2013. A região da baixada concentrou ainda mais os escoamentos, porque em 2013 os terminais locais foram responsáveis por 75,3% desses resultados.

O ano de 2014 também marcou o recorde do volume de exportação de café do Brasil como um todo. Os 36,2 milhões de sacas de 60kg representam alta de 14,7% em relação ao ano anterior, número que é ainda menor que o resultado do Porto de Santos.

Fonte: Guia Marítimo

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