Plataforma ajuda na desburocratização jurídica do agronegócio

A transformação digital vem proporcionando às empresas novidades em soluções que diminuem a burocracia jurídica. A busca por essas novidades se intensificou em 2020, devido ao isolamento social causado pelo Coronavírus, revelando a necessidade de maior rapidez nas operações.

Essa demanda ocorreu em todos os segmentos e no agronegócio não foi diferente. No último ano, foi lançada a startup Assinei, cujo software leva o mesmo nome. Segundo a CEO da empresa, Michely Souza, o intuito da plataforma é digitalizar a gestão e a assinatura de documentos, agilizando processos jurídicos em empresas do agro.

Com pouco menos de um ano de funcionamento, a Assinei já gerou mais de dez mil documentos e possui mais de 700 usuários. “A plataforma foi desenvolvida para levar ao agronegócio muito mais que a gestão de contratos. Permite a assinatura eletrônica e digital de títulos, Cédula do Produtor Rural e outros documentos que formalizam negócios”, conta Souza.

Ela relata ainda que, com a digitalização do processo, é possível reduzir em até 97% o tempo gasto com a coleta de assinaturas físicas. Na Assinei, o documento é criado ou armazenado na plataforma e logo depois é enviado por e-mail ou SMS, para os usuários assinarem.

Validade jurídica

A CEO destaca que os principais benefícios são a praticidade e a segurança. A Assinei que pode ser integrada a qualquer software, dispõe de validade jurídica e opera conforme a MP 2.200-2/01, que regulamenta a certificação digital e a assinatura eletrônica, criando uma infraestrutura de Chaves Públicas, conhecida como ICP Brasil.

A plataforma utiliza a criptografia HASH SHA 512 e a tecnologia Blockchain para garantir alta segurança tecnológica nas transações.

Além de contribuir na desburocratização em vários departamentos, a Assinei permite o armazenamento, o controle de prazos e assinaturas de documentos como propostas comerciais, recibos, duplicatas, termos de cessão, entre outros.

Praticidade

Usuária da Assinei, Silva é analista de controle interno da Agrocat, revenda que comercializa defensivos agrícolas localizada no Mato Grosso. Ela conta que a plataforma está fazendo a diferença na rotina da empresa.

“O fluxo de papéis para assinatura era enorme e a plataforma otimizou nosso trabalho. É fácil visualizar as informações, o envio de documentos é simples e o arquivamento organizado”, destaca a analista.

“Para os clientes a quem enviamos documentos para assinatura, o acesso é fácil e prático. Sem falar do suporte da plataforma, com atendimento rápido e dedicado”.

 

 

Fonte: Agrolink

Equipe SNA

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