PIB da agropecuária do primeiro trimestre pode crescer até 5% com o desempenho da soja

O PIB da agropecuária no primeiro trimestre deste ano deve crescer até 5% em relação ao período do ano passado, segundo o sócio diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Vannini Hausknecht.

Ao Broadcast Agro o executivo salienta que o atraso na colheita registrado neste ano não deve ter efeitos significativos sobre o indicador. A demora no plantio do milho safrinha, contudo, poderá limitar o crescimento do PIB no terceiro trimestre do ano.

Para o acumulado de 2021, a estimativa é de crescimento na mesma ordem do observado em 2020, mas o executivo reforça que o resultado vai depender de como vier a produção do milho safrinha, ou segunda safra.

“A expectativa é boa para o ano, mas vale lembrar que o café terá bienalidade negativa, então o aumento na produção dos grãos precisa ser suficiente para compensar essa retração”, afirma Hausknecht.

Quanto ao desempenho do PIB da agropecuária em 2020 quando comparado com o do ano anterior, o executivo comenta que veio em linha com o esperado.

“O PIB da agropecuária subiu 2% em 2020 em relação a 2019. No quarto trimestre de 2020, recuou 0,40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao terceiro trimestre, o resultado caiu 0,50%”.

Segundo a MB Agro, as produções das culturas de soja, milho e café, conforme já apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incrementaram o PIB de 2020, compensando a quebra na produção da pecuária de corte e de laranja.

“A cana, de certa forma, também impulsionou o resultado do ano”, informa Hausknecht, acrescentando que “o setor da pecuária ficou limitado pelo movimento de recomposição do rebanho, com retenção de fêmeas e menor oferta de animais para o abate”.

 

 

Fonte: Broadcast Agro

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp