A frustração da safra de soja pressionou o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no segundo trimestre de 2022, que registrou uma queda de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2022. A avaliação é do diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Hausknecht. “A quebra de safra de soja no verão pesou sobre o desempenho do PIB no período”, disse ele ao Broadcast Agro.
O analista afirmou que “um resultado ruim já era esperado pelo mercado, e que está dentro das estimativas, dando sequência ao desempenho inferior dos últimos quatro trimestres, com o PIB da agropecuária negativo em 5,50%”.
Segundo Hausknecht, o segundo semestre do ano deve ser melhor com o milho, que deve ter uma safra recorde na temporada, puxando o PIB para cima. “Deve melhorar com certeza. Há uma produção significativa de milho vindo por aí.”
A pecuária também tende a contribuir com um bom desempenho do PIB no restante do ano, de acordo com o analista. “Tivemos uma inversão no ciclo pecuário, com maior abate de fêmeas e aumento na produção. Isso deve ajudar a recuperar o PIB. A produção de frango também está sendo elevada”.