As expectativas para a agropecuária em 2017 são, de maneira geral, favoráveis para a sociedade brasileira, segundo indica Geraldo Barros, coordenador científico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e professor sênior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). “Antecipa-se um aumento significativo no volume produzido. Por exemplo, no caso de grãos, após uma queda de 10% na safra anterior, para 2017 espera-se crescimento de 15%”, afirma Barros.
Segundo ele, “é claro que não se pode desconsiderar eventos climáticos severos como têm ocorrido com certa frequência; mas, afora isso, o cenário é favorável, com boa oferta tanto para o abastecimento interno – mantendo a inflação sob controle – como para as exportações – provendo o país com reservas que ajudarão na redução do déficit em conta corrente previsto”.
Barros adverte que o produtor deve manter-se atento a certos fatores que lhe escapam ao controle e que podem comprometer a sua rentabilidade.
Fonte: Cepea