A primeira edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho deverá ficar marcada pelas boas oportunidades de negócio que irá oferecer à cadeia produtiva do setor vitivinícola nacional. Iniciativas importantes, alinhadas a esse objetivo, começam a ganhar contornos reais para serem anunciadas no período do encontro, de 26 a 29 de setembro, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.
O Projeto Comprador é uma dessas estratégias. Desenvolvido em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis), irá viabilizar a vinda de 90 compradores brasileiros e 20 internacionais para a Wine South America.
A captação de participantes internacionais tem o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Wines Of Brazil e Grape Juice of Brazil. A ação tem o objetivo de desenvolver negócios e potencializar resultados comerciais para as vinícolas brasileiras.
Na comitiva, destaque para os profissionais vindos do Sudeste, Centro e Nordeste, além dos principais compradores do Sul do país. No grupo estrangeiro, o Ibravin está prospectando a vinda de compradores dos países da América Latina (Colômbia, Paraguai, Chile, Peru e Equador), e também da China e dos Estados Unidos.
O roteiro prevê ainda visita a diversas vinícolas em vários municípios da serra gaúcha, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre a vitivinicultura.
“O Projeto Comprador é um dos pontos cruciais para os bons resultados da feira, colocando compradores nacionais e internacionais em contato com a produção das vinícolas brasileiras”, disse o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
“Além de desenvolver negócios, essa iniciativa mostra a evolução qualitativa da produção nacional, bem como estreita os laços de relacionamento com esses compradores”, acrescentou. Também está prevista a vinda de dez jornalistas especializados, como parte de uma das ações do projeto Imagem.
Fonte: Agrolink