Oferta de açúcar cristal da nova safra segue limitada

Do lado da demanda, a procura de açúcar para negociações adicionais com entrega imediata está desaquecida – Foto: Canva

Açúcar

Apesar dos avanços da colheita e do processamento da cana-de-açúcar desta nova temporada 2025/26, o CEPEA ainda não registra uma oferta robusta de açúcar cristal de melhor qualidade (Icumsa até 180) no mercado spot paulista.
Segundo pesquisadores do CEPEA, isso ocorre porque as usinas estão priorizando os primeiros lotes produzidos para atender a contratos internos e externos que envolvem esse tipo de açúcar. Do lado da demanda, a procura de açúcar para negociações adicionais com entrega imediata está desaquecida. Nesse cenário, os preços do cristal registram pequenas quedas diárias no mercado spot do estado de São Paulo.

Etanol

O mercado de etanol se aqueceu na última semana no mercado spot do estado de São Paulo. Pesquisadores do CEPEA indicam que compradores estiveram mais ativos, adquirindo volumes do biocombustível em praticamente todos os estados do Centro-Sul. Esses compradores, no entanto, tentaram fechar negócios a preços mais baixos, mas algumas usinas seguiram firmes nos preços de venda.
Segundo pesquisadores do CEPEA, a moagem de cana avançou um pouco mais com a melhora das condições climáticas, e a oferta de etanol nas usinas aumentou em parte das regiões. Assim, de 5 a 9 de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou aos R$ 2,7236/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), alta de 0,19% no comparativo com o período anterior. O Indicador CEPEA/ESALQ fechou aos R$ 3,1230/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/COFINS), alta de 0,76% no mesmo comparativo.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp