O Instituto Soja Livre reelegeu o empresário César Borges, Conselheiro da Caramuru Alimentos, para presidir a entidade de 2023 a julho de 2025. A posse da nova diretoria está marcada para agosto de 2023.
Ele é Vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA); Membro do CAE (Comitê Assessor Externo) da Embrapa Milho e Sorgo; Conselheiro do Conselho Consultivo do World Trade Center São Paulo; Membro do Conselho Superior de Agronegócios (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Membro do Conselho Temático Permanente de Infraestrutura – COINFRA e da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
“Estamos trabalhando para fomentar a cadeia da soja livre, não transgênica, e mostrar para os nossos clientes que o Brasil produz soja convencional e precisa ser adequadamente remunerado por isso”, indicou Borges em nota.
Entre as pautas da nova diretoria, estão o fomento da cadeia de soja convencional com a abertura de novos mercados, como a China e o Japão, além do debate sobre contratos e prêmios para mercados consolidados a exemplo da Europa, especialmente da Alemanha, e a possiblidade de atuar no mercado de crédito de carbono, entre outros.
Instituto Soja Livre
O Instituto Soja Livre, fundado em 24 de julho de 2017 pela Aprosoja Mato Grosso e Embrapa, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado de Soja Convencional (denominado Soja Livre), mantendo viva a liberdade de escolha do produtor rural na escolha da tecnologia, da cultivar e do sistema produtivo que irá trazer maior rentabilidade e segurança na safra. Sua atividade é auxiliar os parceiros envolvidos, pertencentes aos diferentes setores deste nicho de mercado, com repasse de informações atualizadas e importantes para garantir maior competitividade dos negócios envolvendo soja convencional.