Novo e mais significativo recorde nas exportações de frango em 2017?

Os números consolidados da Secex/MDIC abrangendo os quatro itens de carne de frango negociados internacionalmente confirmam que o ano de 2017 foi iniciado de forma auspiciosa. Pois os embarques realizados no primeiro mês do corrente exercício corresponderam ao melhor janeiro de todos os tempos.

Mas não só isso. O total exportado no mês – pouco mais de 355 mil toneladas – correspondeu a, praticamente, 99% da média mensal registrada em 2016 (cerca de 360 mil toneladas mês). Como os embarques de janeiro estão, normalmente, entre os menores de cada exercício, podem ser aguardados números mais expressivos à frente e, com eles, um novo e mais significativo recorde nas exportações de 2017.

Mais: após um trimestre (o último de 2016) de resultados negativos em relação ao ano anterior, a receita cambial apresentou crescimento dos mais expressivos, resultado não só do maior volume embarcado, mas também de um incremento de 17% no preço médio dos quatro itens exportados. Com isso, a receita alcançada, de US$ 592.7 milhões, aumentou quase 34% em relação a janeiro do ano passado.

Com o último resultado, o total acumulado em 12 meses permanece crescente. Assim, se nos 12 meses encerrados em dezembro de 2016 o volume embarcado apresentou expansão de 1,98%, agora registra incremento de 2,06%.

A receita cambial, por sua vez, ainda permanece menor que nos 12 meses anteriores. Mas apresenta tendência de reversão no curtíssimo prazo, pois a diferença agora é bastante inferior à registrada no encerramento do ano passado, tendo recuado de – 4,36% para – 1,67%.

Assim, por exemplo, ainda que em fevereiro corrente se exporte o mesmo volume de um ano atrás (314.500 toneladas), mesmo mantendo-se o preço médio de janeiro último (perto de US$ 1.670 a tonelada), a receita cambial acumulada em 12 meses se tornará positiva. Pela primeira vez nos últimos 20 meses.

 

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp