Grandes volumes de chuva, com temporais e possível queda de granizo estão previstos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná nos próximos dias, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As instabilidades vão ganhar força à medida que o ar quente da região central e do Sudeste do Brasil se encontra com o ar frio do sul gaúcho.
Até a próxima quarta-feira (27/9), a previsão indica volumes em torno de 100 milímetros, com possibilidade de superar este valor em parte do Rio Grande do Sul, especialmente da faixa central até o leste do Estado, além dos arredores da região metropolitana de Porto Alegre e parte do sul do gaúcho.
Os ventos podem ultrapassar os 70 km/h. Em sequência, o ciclone vai se deslocar para alto mar na quarta-feira, organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
Já na quinta-feira (28/9), as temperaturas vão cair de maneira acentuada no Rio Grande do Sul, com mínimas de 3ºC na região da campanha gaúcha e nos pontos mais altos da região Sul. Já em Porto Alegre, as temperaturas chegam a 9°C neste mesmo dia.
Ainda de acordo com o Inmet, perto do fim de semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul, mantendo a instabilidade apenas em áreas de Santa Catarina e Paraná.
No Sudeste, o tempo permanece seco e sem chuvas em áreas do centro e norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. “No norte de Minas podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 20%”, destaca o boletim.
No sul e leste da região Sudeste, há previsão de temporais e trovoadas em grande parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 milímetros no sul de Minas Gerais e entre os Estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Baixa umidade
A persistência da massa de ar quente e seco deixa o tempo estável e sem chuvas nos três Estados do Centro-Oeste, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Porém, perto do fim da semana, as chuvas ocorrem em grande parte da região, especialmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.
No Nordeste, o tempo seco predomina. Não há previsão de chuvas relevantes para os próximos dias, em especial no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região.
No Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 50 milímetros no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre devido ao calor e a alta umidade. Já no Pará, Amapá e Tocantins, o tempo seco predomina na maior parte dos Estados.