Uma equipe de cientistas da China desenvolveu vários tipos de arroz que podem ser cultivados com água do mar, criando, de forma potencial, alimentos suficientes para 200 milhões de pessoas. Os pesquisadores já tentaram fertilizar o grão em água salgada durante décadas, mas só agora desenvolveram variedades que poderiam ser comercialmente viáveis.
As novas variedades de arroz foram cultivadas em um campo perto da localidade costeira em Qingdao, ao leste da China, na província de Shandong. Foram semeados 200 tipos diferentes do grão para investigar qual cresceria melhor em condições salgadas.
A água do mar era bombeada para os campos, se diluía e logo se canalizava em arrozais. Os cientistas esperavam produzir 4,5 toneladas de arroz por hectare, mas superam as expectativas. Em um caso específico conseguiram até 9,3 toneladas por hectare. “Os resultados dos testes superaram as nossas expectativas”, disse Xinhia Liu Shiping, professor de agricultura da Universidade de Yangzhou.
Há cerca de um milhão de quilômetros quadrados de terra na China onde os cultivos não crescem devido à alta salinidade. Os cientistas esperam que o desenvolvimento do novo arroz permita que algumas destas áreas sejam utilizadas para a agricultura. Se um décimo destas áreas fosse plantado com arroz, seria possível produzir 50 milhões de toneladas de alimentos, o que é suficiente para alimentar 200 milhões de pessoas.
O novo tipo de arroz foi desenvolvido por uma equipe dirigida por Yuan Longping, de 87 anos, que passou décadas tentando desenvolver um arroz que pudesse crescer em diferentes condições.
Fonte: Agrolink