Novas variedades de algodão para a safra 2015/16

Durante o 10º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Foz do Iguaçu (PR), o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) apresentou variedades que estão sendo comercializadas pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) para a safra 2015/16.

A pesquisadora Patrícia de Andrade Vilela foi uma das palestrantes da mesa-redonda “Novas cultivares de algodão”, coordenada por Camilo Morello da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que lotou uma das salas do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Em sua apresentação, Patrícia falou sobre variedades de algodão que serão comercializadas na safra 2015/16 e também apresentou materiais que estarão em difusão a partir da próxima safra. Entre as cultivares já prontas para a venda está IMA 5675B2RF – material precoce, com recomendação de plantio a partir de janeiro, desenvolvido pelos melhoristas do IMAmt.

As características dessa variedade incluem produtividade, alta aderência após a abertura e mais segurança em safras com períodos de chuva curtos. Esse material é resistente à bacteriose e à doença azul e contém o evento B2RF (Bollgard II RRFlex), o que lhe confere resistência a pragas-alvo e a um tipo de herbicida.

Outra variedade apresentada foi a cultivar IMA 8405 GLT, material licenciado da Bayer. Trata-se de material tardio para abertura de plantio, cujas características principais são rusticidade e alto potencial produtivo, inclusive em solos leves, e beneficiamento sem restrições. Essa cultivar também é resistente à bacteriose e à doença azul, é moderadamente suscetível às doenças ramulária, ramulose e virose atípica, e moderadamente tolerante a nematoide. Esse material contém a tecnologia GLT, o que lhe dá resistência a pragas-alvo e a dois tipos de herbicidas.

Patrícia apresentou ainda a cultivar IMA 2106GL, indicada como opção para áreas de refúgio. Esse material – também licenciado pela Bayer – contém a tecnologia GL (dando resistência a dois tipos de herbicida) e apresenta como características excelente qualidade de fibra e alta retenção das maçãs. Em relação a doenças e nematoides, ela tem as mesmas características que a cultivar IMA 8405 GLT.

A pesquisadora do IMAmt aproveitou a oportunidade para apresentar variedades pré-comerciais, que estarão disponíveis para difusão na safra 2015/16 (ou seja, serão distribuídos a alguns produtores para conhecerem o material). A cultivar IMA 6035B2RF possui a tecnologia Bollgard 2 + Roundup flex, e é de ciclo intermediário, com boa produtividade e qualidade de fibra, além de ser tolerante ao nematoide Rotylenchulus.

A outra novidade é o material IMA 8276B2RF, 8276WS e 8276LL, que estará disponível em três versões (Bollgard 2+Roundup flex, Widestrike e Liberty Link, respectivamente). Segundo Patrícia, é um material de ciclo tardio, produtivo, que apresenta resistência às doenças ramulária e ramulose, e aos nematoides (galha e Rotylenchulus).

“A comercialização e difusão dessas novas variedades é o resultado do trabalho do IMAmt para levar aos produtores de algodão materiais produtivos e de boa qualidade de fibra, que possuam tolerância e/ou resistência a ramulária e nematoides”, afirma a pesquisadora.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/AMPA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp