Uma nova praga chamada Amaranthus palmieri, variedade da já conhecida planta amarantus, foi identificada em propriedades de Lucas do Rio Verde e Itapura, em Mato Grosso, na safra 2014/15, e está preocupando os produtores do estado.
“Trata-se de uma erva daninha de fácil disseminação e resistente ao glifosato. Avaliaremos que tipo de manejo será o mais adequado para o combate, mas provavelmente será um manejo diferenciado, uma associação de manejo químico com mecânico”, afirmou ao Broadcast Agro o diretor Técnico Luiz Nery Ribas, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT).
Segundo Ribas, ainda não é possível estimar a escala de perdas que podem ser causadas pela praga às lavouras de soja, milho e algodão. “Será necessário acompanhar umas duas safras para ter uma noção melhor dos impactos”, disse Ribas.
No próximo dia 8 de julho, representantes da Aprosoja, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) e do Ministério da Agricultura no estado se reunirão para debater o problema e buscar uma forma de combater a nova praga.
Fonte: Globo Rural