Nova estrutura no Arco Norte favorece o abastecimento com fertilizantes importados

A cadeia produtiva de grãos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e Distrito Federal deve alcançar autossuficiência no abastecimento de fertilizantes por meio do novo corredor de importação de adubo do Arco Norte, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). A análise faz parte do Boletim Logístico mensal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje.

A nova infraestrutura possibilitará o transporte da produção de grãos até o Porto de Itaqui, que interliga o Terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, em Tocantins. Ou seja, o novo corredor possibilitará o transporte da produção de grãos até o Porto do Itaqui e o seu retorno será utilizado para o transporte de fertilizantes. A capacidade operacional inicial é de 1.5 milhão de toneladas/ano.

O Superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, indicou em comunicado que “cabe pontuar que no caso de transportes em percursos superiores a 800 quilômetros o frete ferroviário pode se tornar entre 30% a 40% mais barato do que o rodoviário. Acima de 1.500 quilômetros, a economia poderá superar percentuais acima de 40%”.

Em relação aos preços de fretes rodoviários, segundo o boletim, houve uma tendência de aumento na média das cotações no Distrito Federal e nos Estados do Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em movimento contrário, houve variação negativa nas praças do Paraná, Minas Gerais e Tocantins. Já nos Estados da Bahia e Goiás, preponderou a estabilidade nos preços contratados.

Sobre o escoamento de milho, o Boletim Logístico revela que os portos do Arco Norte voltaram a registrar aumentos na sua participação em relação aos demais portos do País, atingindo em maio 35,80% da movimentação nacional, em comparação com 26,10% no mesmo mês de 2022. Já com relação à soja, 38,90% das exportações brasileiras foram escoadas pelo Porto de Santos no mesmo período, contra 40,90% na safra anterior. A origem das cargas para exportação do País foi, prioritariamente, dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Boletim Logístico da Conab traz também informações sobre o desembarque de adubos e fertilizantes nos portos brasileiros, que revela aumento de 10,50%, bem como sobre a movimentação de estoques da Conab, realizada por transportadoras contratadas via leilão eletrônico.

Fonte: Broadcast Agro
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