No decorrer da semana passada (31ª semana de 2023, 30 de julho a 05 de agosto) o mercado de ovos seguiu impactado negativamente pela escassa capacidade aquisitiva da maior parte da população ativa e aposentados e, com isso, os negócios realizados na base de produção absorveram queda de preço logo na abertura de agosto, se mantendo inalterado nos dias posteriores.
O resultado foi um preço médio semanal de R$169,80 que apresentou queda de 5,4% sobre a semana anterior, enquanto indicou crescimento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio neste início de agosto, por sua vez, atingiu R$168,00, significando queda de 7,6% em relação a julho último, enquanto mostrou incremento próximo de 9,8% em comparação a agosto do ano passado.
A semana atual (32ª semana de 2023, 06 a 12 de agosto) tende a apresentar maior dinamismo na movimentação de ovos pelo pleno restabelecimento na capacidade aquisitiva dos consumidores. Se realmente se confirmar, os negócios realizados junto aos avicultores podem até apresentar reajustes. No mesmo período do ano passado os preços evoluíram.