Movimentação da safra de grãos fez preço médio do frete subir 5% em abril

O preço médio do frete por quilômetro rodado aumentou 5% em abril, quando comparado a março, e fechou o mês a R$ 8,36, indicou o Índice de Frete Repom (IFR). “Neste ano, o preço médio do frete segue em alta que, no acumulado, já chega a 18%, ainda resultado da escalada da safra de grãos, o que impulsiona também os custos logísticos”, disse o Diretor da Repom Vinicios Fernandes.

A fatia que corresponde ao diesel na composição do preço médio do frete caiu de 40,45% no consolidado de 2022 para 37,18% nos primeiros quatro meses de 2023, resultado da queda no valor do litro do combustível. Segundo Fernandes, no resultado de abril houve alívio no que diz respeito ao diesel, mas ocorreu alta na fatia que corresponde aos juros, de 10,36% no ano anterior para 11,06% neste ano.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição. O indicador é calculado com base nos 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom, marca da Edenred Brasil de soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga.

Fonte: Broadcast Agro

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp