Monitoramento aéreo pode reduzir custos do produtor em até 20%

Diariamente produtores e empresários do campo precisam fazer escolhas importantes para o sucesso de seus negócios. Existem diversas ferramentas que podem facilitar a tomada de decisões, mas, muitas vezes, o alto custo ou a complexidade das informações inviabilizam suas utilizações.

Para solucionar esse gargalo, a Bembras Agro disponibiliza uma tecnologia moderna, eficiente, prática e acessível a todos os projetos agropecuários e agroindústrias: o serviço de monitoramento aéreo. Este pacote tecnológico pode proporcionar uma redução de custos que varia de 10% até 20%, gerando uma diminuição da aplicação de insumos, redução com gastos de combustível, otimização dos maquinários, entre outros benefícios.

Uma das maiores vantagens desse tipo de monitoramento pode ser observado, por exemplo, nos levantamentos topográficos para o plantio. Os métodos convencionais são efetuados por meio do emprego de tratores com GPS que fazem o contorno da área, levando de dois a três dias para ser finalizado. Com o uso do drone e do software da Bembras, essa mesma preparação do terreno para a safra é feita em poucas horas e de maneira bem mais econômica.

“A nossa tecnologia, além de ser mais eficiente, impacta diretamente em custos com maquinário, combustível e ociosidade da mão-de-obra”, disse Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro. Todo o trabalho é realizado pela captação de imagens com um drone, que realiza o mapeamento de acordo com a necessidade do cliente, além de voar de forma autônoma por meio de um plano elaborado no tablet ou smartphone.

Com o mapa em mãos, em 2D ou 3D é possível analisar a área e ficar a par dos índices da propriedade. “Esses mapas fornecem informações imprescindíveis para a tomada de decisão, como por exemplo, o monitoramento da saúde da vegetação, que permite reagir rapidamente a uma pressão de pragas com aplicação em taxa variável. Isso torna o processo mais assertivo e seguro”, explicou Coelho.

Outras aplicações

As soluções da empresa não se restringem apenas a produtores rurais, e também podem ser aplicadas em usinas, empresas fornecedoras de produtos agrícolas, bancos, seguradoras e consultorias. No caso de usinas sucroenergéticas, por exemplo, a tecnologia aliada à equipe especializada de engenheiros agrônomos e cartógrafos possibilita o acompanhamento recorrente do desenvolvimento da lavoura, gerando diversos relatórios ao decorrer da safra.

Para as empresas fornecedoras de insumos e defensivos, o monitoramento com drone auxilia os fornecedores agrícolas a comprovar a eficácia de seus produtos diante de seus clientes, por meio de relatórios e imagens que permitem a comparação visual e a comprovação científica do comportamento dos insumos ao decorrer do tempo.

Dessa forma, os fornecedores agrícolas têm em mãos documentos confiáveis para facilitar a argumentação de vendas e promover o marketing dos produtos comercializados. “Podemos observar o comportamento dos insumos aplicados ao decorrer do tempo, medindo exatamente quanto foi a evolução em percentual da saúde da vegetação após o tempo necessário de reação”, disse Coelho.

Ainda de acordo com o executivo, a tecnologia da empresa também é uma excelente alternativa para bancos e seguradores. Pois, com o uso de imagens captadas por drones, é possível fazer a análise do nível de biomassa para o mapeamento de culturas, incluindo o uso e ocupação do solo e o monitoramento completo da safra, desde o plantio até colheita. Assim, avalia-se os riscos envolvidos e o potencial de produção.

“Nossa tecnologia está disponível a diferentes segmentos do agronegócio. Oferecemos ferramentas que vão gerar informações precisas, qualitativas e quantitativas que auxiliam no planejamento estratégico para a tomada de decisões”, concluiu Coelho.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp