Mônika Bergamaschi: ‘O setor agrícola do Brasil é extremamente sustentável’

Mônika Bergamaschi
Secretária de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi: “A grande missão da agricultura do século 21 é produzir mais e melhor”. Foto: Debora 70

 

A grande missão da agricultura do século 21 é produzir mais e melhor: alimento, fibra e energia. A afirmação foi feita pela secretária de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi, durante palestra de abertura do 14º Congresso de Agribusiness da SNA, no dia 7 de novembro. Na opinião da secretária, a pesquisa, a própria agricultura e a nanotecnologia colaboram para que “a gente possa aumentar o tempo de permanência dos produtos (do gênero agrícola) nas prateleiras”.

A agricultura nos dias de hoje deve estar sempre associada à sustentabilidade, defende Mônika. “Sabemos que o setor agrícola do Brasil é extremamente sustentável e, com isso, conseguimos agregar valor aos nossos produtos”, observa. Ela ainda lembrou palavras ditas recentemente pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: “Apesar de tudo, o setor agrícola está segurando a peteca da economia brasileira”.

No entendimento da secretária, há uma justificativa: “Em 1990, a exportação industrial e de serviços acumulou déficit de quase 400 bilhões de dólares. Hoje, o agronegócio brasileiro tem superávit de 820 bilhões de dólares”. E, para que a população saiba destes resultados, ela salientou a necessidade de “melhorar a comunicação para que a sociedade nos conheça e nos apoie”.

 

 

Por equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp