Mercado do arábica segue ritmo acelerado e indicador do arroz aponta queda

A movimentação no mercado de café arábica aumentou um pouco neste final de maio, segundo pesquisadores do CEPEA. Esse contexto está atrelado à maior demanda por cafés mais finos. Porém, os atuais patamares de preços (considerados não muito atraentes pelos produtores) têm limitado o volume comercializado no mercado spot nacional. No campo, todas as regiões já iniciaram a colheita da safra 2023/24. Segundo colaboradores do CEPEA, as atividades envolvendo o arábica ocorrem conforme o esperado, tanto em relação à qualidade quanto ao volume.

Ritmo de negócios está enfraquecido

Os preços do arroz em casca estão em queda no mercado sul-rio-grandense, com baixas em praticamente todos os dias de maio. Segundo levantamento do CEPEA, esse contexto está atrelado à necessidade de caixa de produtores, à menor paridade de exportação (diante da desvalorização do dólar nos últimos dias) e também da pressão de outras commodities, como soja e milho. Quanto à movimentação no mercado, está enfraquecida. Compradores aguardam novas quedas de preços, enquanto vendedores estão, de um modo geral, retraídos.

Cotações do pluma se recuperam em maio

Após quatro meses de queda, os preços do algodão em pluma subiram em maio. Segundo levantamento do CEPEA, a alta ocorreu sobretudo pela postura mais firme de vendedores, que estiveram atentos às altas no preço externo do algodão e da paridade de exportação. Diante dessa reação, e com a proximidade da entrada de um maior volume da safra 2022/23, alguns vendedores aproveitaram para negociar lotes da pluma. Do lado comprador, houve maior interesse para negócios de pronta-entrega e/ou de contratos a termo já envolvendo a safra 2022/23.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp