O mercado global de herbicidas que atingiu US$ 27.45 bilhões em 2016, deverá chegar a US$ 44.56 bilhões em 2023. É o que aponta estudo da Statistics MRC, que prevê um crescimento a uma CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 7,1% durante o período de seis anos da projeção.
Segundo o relatório, os fatores que estão impulsionando o crescimento deste mercado são o incremento de melhores práticas agrícolas (a nível mundial) e o aumento da produção de cereais e grãos nos países asiáticos. Além disso, a crescente indústria agrícola nas economias em desenvolvimento também oferece oportunidades de expansão significativas para os herbicidas.
Por outro lado, segundo a Statistics MRC, uma forte ameaça presente nesse mercado são as preocupações sobre a nocividade dos resíduos de certos ingredientes ativos. Não são poucas as campanhas organizadas de grupos militantes contra a utilização de alguns produtos utilizados para o controle de plantas daninhas, e muitos governos se submetem à propaganda negativa em função do medo provocado por esses ativistas na população.
Em termos de tipo de herbicida, o segmento de glifosato deverá registrar a CAGR mais alta, devido à maior disponibilidade e praticidade de sua formulação. Esse ingrediente ativo já é o produto mais usado no Brasil e no mundo para a eliminação das invasoras.
Pela geografia, se espera que a Ásia-Pacífico seja o mercado com o crescimento mais rápido, devido à evolução das técnicas de proteção de culturas contra plantas daninhas. Outro fator que favorece a região é a alta demanda de formulações de herbicidas genéricos de baixo preço.
Fonte: Agrolink