Mel usado em cosméticos distribuídos para hotéis gera renda para pequenos apicultores

Amenities distribuídos para hóspedes de hotéis do Brasil fazem parte da linha de cosméticos Talentos do Brasil, que é feita à base de mel. Foto: Divulgação

Produtos de beleza feitos à base de mel, com formulação exclusiva que ajudam a melhorar a elasticidade da pele, combater o mal estar, promover o relaxamento e ainda oferece oportunidade de negócios para pequenos produtores. Esse é o nicho de mercado da linha de cosméticos Talentos do Brasil, que tem feito sucesso entre os hotéis do País.

“Para os cabelos, o mel auxilia no crescimento saudável dos fios, por fortalecer o couro cabeludo. Na pele, os radicais livres e antioxidantes previnem o envelhecimento precoce”, informa Mauro Carvalho, CEO da Realgem’s – marca que produz e distribui amenities ao mercado hoteleiro há quase 30 anos.

Amenities são kits destinados aos hóspedes, contendo produtos de beleza e cuidados de saúde, e que podem incluir mais itens.

Carvalho ainda destaca que a linha é ecofriendly e biodegradável, pois utiliza o bioplástico – material feito de matéria-prima renovável – em suas embalagens.

DADOS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2016, o Brasil exportou mais de 24 mil toneladas de mel, trazendo para o setor mais de R$ 470 milhões em faturamento.

Esse cenário positivo se justifica porque o mel brasileiro é considerado um dos mais puros do mundo, além de ser 100% orgânico, diferencial que conquistou os mercados da Europa e Estados Unidos.

Mel brasileiro é considerado um dos mais puros do mundo, além de ser 100% orgânico, diferencial que conquistou os mercados da Europa e Estados Unidos. Foto: Divulgação

O mel usado na fabricação dos amenities é extraído pela Cooperativa Vacariense de Apicultores (Avapis), no Rio Grande do Sul. Por meio da parceria com o Ministério do Turismo, Desenvolvimento Agrário e Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 5% do valor das vendas voltam para os pequenos apicultores, fazendo da linha a única Fair Trade do mercado.

É importante explicar que Fair Trade (Comércio Justo, em inglês) é toda ação que proporciona melhores condições de troca e a garantia dos direitos para pequenos produtores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

“As vitaminas, minerais e a grande quantidade de antioxidantes presentes no mel melhoram a saúde e a imunidade do organismo”, defende o CEO da Realgem’s.

Para mais informações, acesse www.realgems.com.br.

A LAVOURA

A última edição d’A Lavoura (disponível apenas para assinantes da versão impressa) trouxe como destaque o problema mundial em torno do sumiço de abelhas, principais polinizadores na produção de alimentos, os sucessos e revezes da apicultura brasileira.
Quer assinar? Envie um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br!

Fonte: A Lavoura com informações da assessoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp