A colheita da safra 2016/17 de soja atingiu em Mato Grosso 88% da área plantada de cerca de 9.4 milhões de hectares até a última quinta-feira, conforme levantamento divulgado ontem pela AgRural. O estado, que entra na reta final dos trabalhos no campo, tem o maior índice de colheita de sua história para essa data.
Com o avanço e outros importantes produtores da oleaginosa pelo país, a área colhida no Brasil atingiu nessa semana 56%. Segundo a analista da AgRural, Daniele Siqueira, o número representa avanço de 9% em uma semana e mantém o ritmo dos trabalhos à frente dos 52% do ano passado e dos 47% da média de cinco anos.
“Mesmo com o recorde de Mato Grosso, quem tomou a dianteira entre os estados nesta semana foi Mato Grosso do Sul, com 92%. O Paraná, embora tenha avançado bem na semana – foram 13%, chegando a 59% – está atrás dos 68% do ano passado, mas supera os 52% da média de cinco anos”.
Segundo a AgRural, a colheita em Mato Grosso avançou 10% de uma semana para outra – de 78% para 88%. Há um ano, a área colhida estava em 77%, e na média dos últimos cinco anos em 74%. Mas a analista destaca que a principal novidade da semana foi o início da colheita no Rio Grande do Sul, onde as máquinas passaram por 1% da área.
A expectativa dos produtores é de produtividade recorde, mas a fase inicial da colheita pode ser mais lenta que o normal porque, a exemplo do que aconteceu no Paraná e em Santa Catarina, parte das lavouras gaúchas alongou o ciclo devido às temperaturas mais baixas da primavera.
No Matopiba, onde os produtores seguem reportando produtividades acima do esperado, o tempo mais seco desta semana foi favorável à colheita. Mantendo-se esses reportes ao longo do mês, a produtividade desses estados poderá ser elevada novamente, aumentando ainda mais o tamanho da produção brasileira.
Em 3 de março, a AgRural elevou a estimativa de produção de soja do Brasil de 105.4 milhões para 107 milhões de toneladas. Uma nova revisão será divulgada em 7 de abril.
Milho
Com condições climáticas favoráveis na maior parte das áreas produtoras, o plantio da segunda safra de milho chegou a 88% da área do centro-sul, mantendo-se ligeiramente à frente dos 85% do ano passado e dos 83% da média de quatro anos.
Com os trabalhos já encerrados em diversas áreas, Mato Grosso tem 99% de sua segunda safra de milho já semeada. O Paraná, que teve um início de plantio mais lento devido ao atraso na colheita da soja, chegou a 80%, em linha com o ano passado.
Fonte: Diário de Cuiabá