Marrocos quer parceria com o Brasil no agronegócio

DSC01196
Sairi Mohamed, especialista em economia social; Rony Oliveira, diretor da SNA, e o conselheiro Jalil Sefraoui, da Embaixada do Marrocos (Foto: Divulgação/SNA)

 

Em recente visita à SNA, o agricultor e especialista em economia social, Sairi Mohamed, do Marrocos, propôs a criação de uma parceria com o Brasil no setor do agronegócio. Ele disse que existem grandes possibilidades de negócios entre Brasil e Marrocos, inclusive nas áreas de produção de material agrícola, cultivo de batatas e controle de pragas. “O Brasil poderá lucrar com a atividade agrícola do Marrocos”, afirmou o especialista, que também se mostrou favorável à possibilidade de importar do país produtos com preços mais competitivos em relação ao mercado europeu.

Para Mohamed, a proposta de parceria acontece em um momento oportuno. “Há três anos, o Marrocos iniciou uma pequena revolução na agricultura, denominada Plano Verde, onde os grandes agricultores do país estimulam o crescimento dos pequenos produtores, por meio de um sistema de ‘apadrinhamento’. Neste caso, ambos recebem subsídio do governo”.

O especialista também lembrou que o Marrocos vem consolidando a cada ano sua presença no Brasil. “Uma das principais empresas de fertilizantes do mundo é marroquina e está instalada no Brasil, com escritório em São Paulo. No campo da aviação, a partir de nove de dezembro, a companhia aérea Royal Air Maroc inaugura três voos diretos por semana, na rota São Paulo-Casablanca. Isso vai ajudar a incrementar os negócios entre os dois países. Além disso, vamos convidar o Brasil para participar da Feira Internacional de Agricultura do Marrocos, uma das mais importantes do mundo, que acontecerá em maio de 2014”.

Durante sua visita à Sociedade Nacional de Agricultura, Sairi Mohamed esteve acompanhado por Jalil Sefraoui, conselheiro da Embaixada do Reino do Marrocos, e ambos foram recebidos pelo diretor da SNA, Rony Rodrigues Oliveira.

 

Equipe SNA / RJ

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp