A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) elegeu o economista, cientista político e diplomata Marcos Troyjo como “Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2020”. A premiação ocorrerá em cerimônia virtual no próximo dia 3 de julho.
Troyjo integrou até recentemente a equipe econômica do ministro Paulo Guedes na condição de Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. Nesse período, exerceu também a presidência da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig) e representou o Brasil em diferentes organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.
Para o presidente da Funcex, Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, o prêmio é um justo reconhecimento. “No Ministério da Economia, Troyjo teve papel fundamental na estruturação das ações em comércio exterior e relacionamento com bancos multilaterais. Essas frentes estavam desarticuladas nas antigas pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria & Comércio. Com isso, levou o tema da integração internacional competitiva ao coração da política econômica”, afirmou.
Já Eduardo Machado, diretor-geral da Funcex, destaca que Troyjo contribuiu em sua gestão com uma série de grandes realizações como a conclusão de acordos do Mercosul com União Europeia e EFTA; acordos com Argentina e Paraguai para a inclusão definitiva do setor automotivo no Mercosul; dinâmica de ingresso do Brasil no GPA (acordo de compras governamentais da OMC); modernização da Camex e avanço na entrada do Brasil na OCDE. “Trata-se de importante marco na agenda econômica externa do País”, acrescentou Machado.
Eleito para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) no período 2020-2025, Marcos Troyjo assinala que “mais do que mérito individual, o prêmio oferecido por uma instituição da relevância da Funcex é símbolo do bom rumo que o atual governo brasileiro confere aos desafios econômicos internacionais, como foi definido pelo presidente Jair Bolsonaro e executado pela equipe do ministro Paulo Guedes em coordenação com outros ministérios”.
A Funcex é uma instituição sem fins lucrativos e de interesse público. Criada em 1976 por iniciativa do então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, a entidade ajuda o Brasil a expandir suas fronteiras mediante pesquisas e sugestão de políticas públicas e privadas para estimular a inserção competitiva de produtos e serviços no mercado internacional. Além disso, publica a Revista Brasileira de Comércio Exterior, referência no debate sobre o Brasil e o mercado mundial há mais de 30 anos.
Fonte: Funcex