Ministério da Agricultura lança campanha para estimular o consumo de leite e derivados

 

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quarta-feira a Semana do Leite, uma campanha em parceria com instituições do setor privado.

Com o tema “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer”, a iniciativa tem por objetivo mostrar a força do segmento leiteiro na economia brasileira e valorizar a qualidade do leite e derivados produzidos no País.

“Além de mostrar os benefícios nutricionais do leite, a campanha apresenta, para quem mora na cidade, o trabalho do produtor rural”, reforçou a ministra Tereza Cristina, no lançamento da campanha do Mapa, em Brasília.

“Às vezes, a criança conhece só a caixinha do leite, mas não sabe de onde veio. Não sabe que alguém acordou cedo, apartou o bezerro da vaca, tirou o leite, pôs no refrigerador, buscou, entregou e depois a indústria transformou e aí chegou ao supermercado”, destacou a ministra.

“É muito importante que essa mobilização seja educativa em todos os aspectos”, disse Tereza Cristina, lembrando que essa será a primeira de muitas campanhas sobre o setor.

Convergência

“É um momento inédito, em que todos os segmentos da cadeia produtiva do leite convergem para um mesmo objetivo”, afirmou o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo.

“A partir do surgimento da proposta da campanha, prontamente todas as instituições representadas na Câmara Setorial de Leite e Derivados do Mapa, entre elas a SNA, aceitaram contribuir financeiramente e viabilizaram esse primeiro passo.”

Figueiredo acredita que a ação vai gerar bons resultados. “Torcemos para que, à partir dessa convergência entre os segmentos, possamos conquistar contratos entre produtores, indústrias e varejo, proporcionando maior segurança a todos os envolvidos, principalmente os produtores.”

Integração do setor

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e titular da Academia Nacional de Agricultura, Márcio Lopes, o principal objetivo da campanha é a integração do setor.

“O desenvolvimento que a gente faz em um setor, uma região, um estado, uma nação, não é só pela pujança econômica, é pela capacidade das pessoas de se organizarem. E aqui temos uma demonstração de que a organização da cadeia é possível, com boa vontade”.

Importância

“Esse é um momento ímpar dentro da nossa história, da nossa cadeia produtiva do leite nacional”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges.

“Esta campanha tem uma importância muito grande para que a gente possa mostrar para a sociedade o quanto esses alimentos são essenciais para a saúde humana, mas também a importância dessa cadeia sob todos os pontos de vista, em relação a emprego e renda, colocando o Brasil como terceiro maior produtor de leite do mundo.”

Agenda

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse que a ação transcende o foco das vendas promocionais.  “A campanha tem como essência uma agenda abrangente e educativa, traduzida pelo objetivo de trabalharmos em importantes mensagens sobre a qualidade da produção brasileira de lácteos e seus benefícios à saúde”.

Segundo ele, ao longo do mês de novembro, as associações estaduais de supermercados estarão engajadas em reverberar essas mensagens em todas as partes do país.

Aproximação

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, Ronei Volpi, destacou que a meta da campanha é aproximar o setor do consumidor.

“Temos o objetivo de chegar ainda mais perto dos nossos consumidores, levando os alimentos que sempre foram e continuarão sendo muito saudáveis, muito sustentáveis e vitais para as pessoas”, complementou o representante do colegiado, que representa 35 instituições do setor lácteo.

Mercado

Atualmente, o País produz 34 bilhões de litros por ano, e 99% dos 5.570 municípios brasileiros trabalham para o setor. Entre os mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria é da agricultura familiar.

O leite é fonte de nutrientes, de cálcio, proteínas, e também de renda, pois movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de quatro milhões de empregos no campo e na indústria. A produção é responsável pelo sustento de diversas famílias do campo e pela geração de riqueza para a economia do País.

Os produtos brasileiros também são apreciados no exterior. México e China abriram seus mercados para o leite e seus derivados, sendo que o primeiro embarque para o país asiático (leite em pó) se deu em outubro de 2021 como teste de um acordo firmado há dois anos, conforme anunciou o diretor executivo da Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos, Gustavo Beduschi.

“Essa campanha reconhece a importância econômica, social e nutricional desse setor para o Brasil. Todos temos a certeza de que este é apenas o primeiro ano de muitos desta campanha de valorização dos lácteos brasileiros. Esta e as demais ações do ministério estão em linha com a missão da Viva Lácteos para tornar a cadeia brasileira do leite mundialmente competitiva”, disse.

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura

Equipe SNA

 

 

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