Lucro da Monsanto cresce 19%

A gigante norte-americana de biotecnologia Monsanto anunciou nesta semana um lucro acima do esperado e 19% maior no segundo trimestre fiscal, beneficiada pelo início da temporada de plantio nos Estados Unidos e pelas fortes vendas de sementes de milho.

No trimestre encerrado em 29 de fevereiro, a companhia lucrou US$ 1,21 bilhão, ou US$ 2,24 por ação, ante US$ 1,02 bilhão, ou US$ 1,88 por ação, no mesmo período do ano anterior. Sem considerar itens como quitação de dívidas, o lucro subiu de US$ 1,87 para US$ 2,28 por ação. A receita aumentou 15% no segundo trimestre fiscal, para US$ 4,75 bilhões. Analistas consultados pela Thompson Reuters previam US$ 2,12 por ação sobre faturamento de US$ 4,53 bilhões.

A Monsanto elevou a perspectiva do lucro anual para US$ 3,49 a US$ 3,54 por ação. Em janeiro, a companhia previa lucrar entre US$ 3,39 e US$ 3,44 por ação. “Nossa forte temporada de vendas nos Estados Unidos e o crescimento na América Latina durante os seis primeiros meses nos posicionam para um 2012 excelente”, afirmou o presidente e executivo-chefe do grupo, Hugh Grant, em um comunicado. Anteriormente, a empresa já havia sinalizado que um sólido trimestre estava por vir.

O período é crucial para a Monsanto, uma vez que coincide com o início da temporada de plantio do Hemisfério Norte. Um inverno moderado e a chegada precoce da primavera fez alguns produtores norte-americanos se prepararem antes que o normal para o cultivo, embora muitos tenham aguardado até abril para realmente colocar as sementes no solo. O milho é plantado antes da soja, e as vendas líquidas de sementes de milho e variedades transgênicas saltaram para US$ 2,8 bilhões no trimestre no segundo trimestre fiscal, alta de 17,4% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

O governo dos Estados Unidos estima que os agricultores plantarão a maior área com milho nesta primavera desde 1937. A divisão de sementes da Monsanto, que responde pela maior parte da receita, faturou US$ 3,92 bilhões no período, 15% mais na comparação anual. Além do milho, as vendas líquidas de sementes de soja cresceram 12%, para US$ 689 milhões. O segmento de produtividade agrícola da empresa, que inclui herbicidas, também registrou uma receita maior, enquanto o de sementes de vegetais teve um leve declínio nas vendas por causa de um fraco desempenho na Europa.

Fonte: GloboRural

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