O livro “Agricultura de Precisão: resultados de um novo olhar”, lançado pela Embrapa durante o Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO 2014), em São Carlos, está disponível para acesso gratuito pelos interessados. A publicação pode ser baixada pelo endereço https://www.embrapa.br/agriculturadeprecisao
A obra reúne mais de 60 artigos, de 162 autores, em quase 600 páginas e aborda desde o histórico da técnica, conceito, ferramentas, análise e possibilidades do uso da tecnologia da informação, orientações para uso da técnica até à aplicação em sistemas de produção de culturas perenes e anuais.
Os resultados de quatro anos de pesquisas da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e parceiros foram organizados pelos pesquisadores Alberto Carlos de Campos Bernardi (Embrapa Pecuária Sudeste), Álvaro Vilela de Resende (Embrapa Milho e Sorgo), Luis Henrique Bassoi (Embrapa Semiárido), João de Mendonça Naime e Ricardo Yassushi Inamasu (Embrapa Instrumentação).
O tema inovação em agricultura de precisão é abordado em pouco mais de 50 páginas, levantando as aplicações de ferramentas de avaliação de impacto socioeconômica e ambiental; o processo de transferência de tecnologia, as ações da Comissão Brasileira para o fomento e a difusão da técnica; avaliação do padrão tecnológico e tendências, além de estratégias de comunicação em agricultura de precisão.
“É gratificante poder reunir, nesse livro, os resultados de uma rede de pesquisa que envolveu 200 pesquisadores, 20 unidades da Embrapa, 30 empresas privadas, nove universidades, três fundações e quatro instituições de pesquisa, com 15 campos experimentais de culturas perenes e anuais, distribuídos em todo o território nacional, desde 2009”, avalia o coordenador da Rede de Agricultura de Precisão, Ricardo Inamasu.
Para o pesquisador Alberto Bernardi, “a expectativa é que o novo livro supere os mais de 70 mil downloads que tivemos nos três anos após o lançamento do primeiro livro sobre o tema: Agricultura de Precisão, um novo olhar. O interesse que temos observado pelo tema, tanto por parte de produtores rurais interessados em adotar a agricultura de precisão, de técnicos como os do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar -, das empresas, além da própria academia, justifica nosso otimismo de que a publicação será um sucesso, principalmente, com a facilidade de acesso pelos meios digitais”.
Fonte: Embrapa