Jogando juntos

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 podem trazer oportunidades para micro e pequenas empresas e produtores rurais. Foto: André Cyriaco.
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 podem trazer oportunidades para micro e pequenas empresas e produtores rurais. Foto: André Cyriaco

O Sebrae do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 assinaram, em julho de 2013, um acordo de cooperação técnica que ajudará no desenvolvimento e poderá trazer novas oportunidades para micro e pequenas empresas e produtores rurais de todo o País, contribuindo para o fomento, de modo sustentável, das cadeias produtivas nacionais. O acordo prevê a identificação e capacitação de pequenos empreendedores para que possam ser potenciais fornecedores de bens e serviços, atendendo as demandas do evento. Para atender o acordo, o Sebrae/RJ criou o projeto “Sebrae no Pódio”.

Pela primeira vez, foi prevista, de maneira oficial, a participação efetiva das micro e pequenas empresas (MPE) num evento de grande porte, como as Olimpíadas. Para isso, o Comitê Rio 2016 propôs uma parceria com o Sebrae, por ser uma instituição reconhecida como provedora de conhecimento e fomento ao empreendedorismo no Brasil e por atuar diretamente com os pequenos negócios. Do total de investimento de R$ 7 bilhões na organização dos dois eventos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos), R$ 300 milhões serão destinados a negócios com micro e pequenas empresas.

 

ALIMENTOS: GRANDE DEMANDA PARA O EVENTO

Um dos mercados que mais se beneficiam com a realização de eventos desse porte é o de alimentos. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, haverá grande volume de compra de produtos alimentícios, já que cerca de 200 nações participarão do evento e estima-se um número aproximado de 15 mil atletas. Além disto, estarão no Rio de Janeiro delegações completas das equipes, milhares de profissionais da imprensa e turistas de todas as partes do mundo e do Brasil.

 

ORGÂNICOS

Com a grande demanda por alimentos, que deverá ocorrer durante os Jogos Olímpicos, um nicho do mercado agrícola que estará em maior evidência é o setor de orgânicos. Há, no mundo inteiro, uma busca cada vez maior por produtos saudáveis, que proporcionem qualidade de vida e bem-estar. Os orgânicos estão nesta categoria de produtos.

Neste sentido, uma outra ação interessante realizada pelo Programa Sebrae no Pódio foi o mapeamento da produção orgânica atual de todos os estados brasileiros (foram mapeados produtos de produção vegetal e animal, além de processados de origem vegetal e animal), a fim de gerar informações mais próximas da realidade da  oferta/produção de alimentos orgânicos hoje no país.

Além de atender à demanda do Comitê Olímpico Rio 2016, de promover uma alimentação sustentável e orgânica durante os Jogos, a iniciativa pode auxiliar no aumento e melhoria da produção de alimentos orgânicos, deixando um legado para o País.

 

RODADA DE NEGÓCIOS

A participação das empresas e produtores de alimentos nas compras do Comitê Rio 2016 será de forma indireta. As empresas e os produtores rurais participarão através do encadeamento produtivo, por meio do qual grandes empresas que fornecem serviço de alimentação e buffet serão contratadas pelo comitê, para promoverem a alimentação de atletas, equipe de apoio e imprensa, o que significa mais de 65mil refeições por dia apenas para este público durante o período dos Jogos.

O Sebrae/RJ identificará e qualificará potenciais fornecedores e realizará rodadas de negócios e encontros empresariais entre grandes empresas de serviços de alimentação contratadas pelo Comitê Rio 2016 e cooperativas, sindicatos e grupos de produtores rurais que possam ser potenciais fornecedores de alimentos aos grandes empreendimentos que serão contratados diretamente pela organizadora do evento.

 

OPORTUNIDADES ANTES DOS JOGOS

As oportunidades não surgirão apenas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao longo de 2015, o Comitê continuará realizando vários eventos teste e campeonatos. Esses eventos, que ocorrerão nas diversas modalidades de esporte que integram os Jogos Olímpicos, serão uma oportunidade para testar as diversas negociações para a compra de produtos correlacionados aos eventos.

 

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA

O empresário pode participar das palestras que estão sendo realizadas sobre o Programa Sebrae No Pódio (nas quais são apresentados critérios fundamentais, como a adoção de práticas sustentáveis e de inovação tecnológica, por exemplo) ou ainda procurar um escritório regional do Sebrae. Mais informações: www.sebraenopodio.com.br.

Para os produtores rurais, um dos critérios para participação da empresa no Projeto Sebrae no Pódio é ter feito ou estar em processo de aplicação do Programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) – tecnologia social que reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável.

Caso o produtor rural não participe do PAIS, o Sebrae/RJ vai apoiá-lo na aplicação desse programa para que, então, atenda aos critérios de fornecimento às grandes empresas que, por sua vez, fornecerão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Assine e receba os exemplares da Revista A Lavoura em sua casa. Entre em contato pelo e-mail: assinealavoura@sna.agr.br

 

Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 706/2015

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp