IPPA/CEPEA cai em agosto; queda no acumulado do ano é de 15%

No cenário internacional, ocorreu uma queda de 2,10% dos preços internacionais dos alimentos – Imagem de wirestock no Freepik

Em agosto, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) recuou 1,40% em relação a julho, em termos nominais, o que se pode atribuir às quedas registradas do IPPA-Pecuária e do IPPA-Cana-Café, de 7,50% e 0,10%, respectivamente.

Por outro lado, na mesma comparação, foram registrados aumentos para o IPPA-Hortifrutícolas e para o IPPA-Grãos, de 16,90% e de 1%, respectivamente.

No mês, ainda, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou leve aumento de 0,30%, indicando que de julho para agosto, os preços agropecuários caíram em relação aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, ocorreu uma queda de 2,10% dos preços internacionais dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO; e, por outro lado, uma alta de 2,10% da taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen. Com isso, de janeiro a agosto, o IPPA/Cepea acumula uma queda de 15,40% em relação ao mesmo período de 2022, consideravelmente superior à queda registrada para o IPA-OG-DI Preços Industriais de 4,80%.

Na mesma comparação, se verifica que os preços internacionais dos alimentos também acumularam uma queda importante (15,10%), enquanto a taxa de câmbio nominal está 2,10% abaixo do nível no mesmo período de 2022.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp