O município de Ipanema, no Vale do Rio Doce (MG), conseguiu este ano mais um feito ao superar o próprio recorde de produção do maior queijo do mundo. Durante a 7ª Festa do Queijo, promovida no último final de semana do mês de julho, foi apresentado um queijo minas padrão de 1.910 quilos, cortado pelo governador Fernando Pimentel. Na festa, também foram apresentados à população o maior doce de leite do mundo, com 587 quilos, e a maior queimadinha, com 1.000 litros.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins, e os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, também estiveram no evento.
O queijo gigante foi produzido 20 dias antes da festa, tempo necessário para maturação, de acordo com os órgãos fiscalizadores. Foram gastos cerca de 18 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. Já o doce de leite, foi preparado com leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e cozido a vapor. O preparo durou aproximadamente oito horas.
A festa foi realizada pela prefeitura de Ipanema e contou com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil), para a produção do queijo, e da fábrica de doces Nhá Nair, para a produção do doce.
Fonte: Emaer-MG