Inovação e empreendedorismo devem marcar a vida no campo do pequeno produtor rural neste ano

As novidades começam com os Agentes de Orientação ao Negócio Rural (AOR) que estão sendo capacitados e terão como desafio levar inovação, melhorar a gestão dos negócios rurais, construir um plano de negócios, aplicando boas práticas de gestão e de empreendedorismo na rotina desses trabalhadores.

“Teremos até 200 novos agentes em campo até junho deste ano. Na prática, esses profissionais, conhecidos como consultores do Sebrae, serão os facilitadores do Negócio Certo Rural (NCR)”, disse Ludovico W. Da Riva, analista do núcleo do Agronegócio de competitividade da entidade.

O Acordo de Cooperação Juntos pelo Agro conta com a parceria do Sebrae, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O objetivo é elevar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios rurais, promovendo o crescimento dos negócios, o acesso a mercados e o desenvolvimento territorial. Para viabilizar todas as ações, estão sendo investidos R$ 350 milhões pelas instituições envolvidas nos próximos anos.

Os Agentes de Orientação ao Negócio Rural, que são importantes para a atuação da instituição no campo, vão integrar a rede de agentes do Sebrae, realizando ações junto ao ALI Rural (bolsista de inovação) e demais agentes já em atuação em outras frentes.

“Acreditamos que esta ação irá revolucionar o atendimento do Sebrae no campo, pois o curso NCR é apenas o início das possibilidades de intervenção junto ao público rural do Sebrae. Vem muito mais por aí…”, disse Ludovico.

Sobre o perfil das empresas que receberam acompanhamento do Sebrae, dados sobre os aspectos sociais mostram que 97% se declararam negros ou pardos, 2,3% são indígenas, 76% possuem mulheres na liderança e 73% obtêm insumos de comunidades locais.

Novas turmas

Já estão sendo negociadas novas turmas de capacitações no segundo semestre para os agentes, ampliando a intervenção do Sebrae no campo, e possibilitando, em poucos meses, uma execução nacional relevante no setor do agronegócio brasileiro.

“É a priorização do segmento agro na estratégia nacional de operação do Sebrae, otimizando os recursos e potencializando os resultados dos clientes atendidos. Este alinhamento nacional e estratégico é inédito e inovador, sendo, até o momento, muito bem recebido pelos estados, que efetivam as ações na ponta”, afirmou Ludovico.

Ações

Segundo ele, este projeto foi considerado prioritário pelas diretorias das instituições envolvidas, pois tem como foco oferecer apoio à gestão dos pequenos negócios rurais, por meio de planos de ação negociados e ajustados anualmente.

“Tivemos sucesso em 2022 nas ações, batendo 127% da meta de atendimentos da parceria (+ 58.000 clientes), e para 2023 nosso desafio é formatar ações conjuntas robustas para potencializar a parceria”, disse o analista.

“Além disso, no plano do Negócio Certo Rural, nossa meta é capacitar consultores do Sistema Sebrae para possibilitar a ampliação da oferta do curso aos pequenos produtores de todo o Brasil já em 2023”.

Aplicativo

E as novidades não param por aí. O aplicativo Guia do Campo (para Android) ganha novos incrementos. O app teve uma versão inicial em outubro do ano passado, e agora o produtor terá acesso a vários conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo Senar, Sebrae e CNA.

Esse projeto irá complementar outras ações, incluindo a Plataforma Do Brasil à Mesa, que tem o objetivo de promover e divulgar alimentos artesanais.

 

Fonte: Agência Sebrae
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