Iniciativa da Embrapa Gado de Leite gera corrida de startups

Os ecossistemas de inovação e empreendedorismo voltados à pecuária leiteira ganharam tração adicional com o Ideas for Milk, movimento que surgiu na Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), em 2016. Nesses quatro anos, a iniciativa já recebeu 332 propostas de startups interessadas em participar de suas diversas frentes de ação, de acordo com Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da unidade.

Quatro eventos compõem o Ideas for Milk. O primeiro a surgir foi a Caravana 4.0, que fomenta a inovação em universidades públicas e privadas. Professores e alunos de cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas são estimulados a desenvolver soluções para demandas encontradas da produção até o varejo.

A partir da Caravana 4.0, os estudantes são encorajados a participar do Vacathon, maratona de inovação do Ideas for Milk que acontece na Embrapa, em evento geralmente presencial. Reunidos em times multidisciplinares, os alunos recebem mentoria de especialistas no segmento. Representantes de universidades de países como Argentina, Angola e Portugal já participaram do Vacathon, que tem duração de uma semana.

Na lista de iniciativas estão ainda o Desafio de Startups (considerado uma vitrine para atrair investidores, é realizado anualmente na Cubo, incubadora do Itaú), e o Prêmio Ideas for Milk de Inovação. Nele, empresas e cooperativas são reconhecidas por processos e produtos que atendam às demandas atuais, mais exigentes dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

Entre as vencedoras de 2020 ficaram a Nestlé, com uma linha de produtos orgânicos; a Cotrijal, escolhida por ajudar a disseminar tecnologias de internet das coisas entre produtores familiares, e a Verde Campo, que aboliu o uso de conservantes de toda a sua linha de lácteos.

 

Valor

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp