Indústria alimentícia aumenta demanda por óleo de soja e preço do derivado sobe

Ressalte-se que o óleo de soja é a principal matéria-prima na produção de biodiesel no País, representando cerca de 70% do total – Imagem de wirestock no Freepik

Soja

Levantamentos do CEPEA mostram que os preços do óleo de soja subiram no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do CEPEA, o impulso vem da maior demanda, sobretudo das indústrias do setor alimentício.

Representantes destas fábricas pretendem garantir volumes para médio prazo, atentos às expectativas do aumento na produção de biodiesel no Brasil. Ressalte-se que o óleo de soja é a principal matéria-prima na produção de biodiesel no País, representando cerca de 70% do total. Atualmente, a mistura do biodiesel ao óleo diesel é de 14% (B14) no Brasil, mas há um projeto para que chegue a 25%.

Milho

As recentes chuvas têm favorecido o desenvolvimento do milho segunda safra no Brasil, gerando expectativas positivas quanto à produção. O plantio da safrinha 2023/24 está na reta final, enquanto a colheita da safra de verão avança. Atentos aos trabalhos de campo, produtores vêm disponibilizando novos lotes no mercado spot nacional apenas quando há necessidade de fazer caixa, segundo pesquisadores do CEPEA.

Do lado da demanda, alguns agentes estiveram ativos na última semana, sobretudo os de regiões consumidoras. Apesar disso, os preços do milho recuaram, influenciados pela desvalorização externa do cereal.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp