Indicadores Cepea: café, arroz e suínos

Café: preços do arábica oscilam neste início de mês

As cotações do café arábica no mercado interno estão oscilando com certa força neste começo de outubro, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

As recentes chuvas vêm melhorando as condições no campo e resultando em boas floradas, cenário que gera expectativa de produção maior, e, consequentemente, pressiona as cotações em alguns dias.

Por outro lado, movimentos do dólar e de recuperação técnica nos preços externos acabam elevando pontualmente os preços no Brasil. Com essa instabilidade, muitos agentes estão afastados do mercado spot nacional, mantendo as negociações em ritmo lento.

Arroz: preços se mantêm firmes e receita com exportações é recorde em setembro

As cotações do arroz em casca estão firmes neste início de outubro, segundo informações do Cepea. A alta nos preços se deve, principalmente, às demandas internas e externas mais aquecidas.

Contudo, para que novas negociações fossem viabilizadas no mercado doméstico nos últimos dias, parte das unidades de beneficiamento elevou as suas propostas para patamares próximos da paridade.

A receita obtida com as exportações do cereal, de R$ 331.24 milhões, foi recorde da série da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) para um mês de setembro, apesar da queda em volume em relação a agosto.

Os embarques totalizaram 199.280 toneladas em setembro de 2022, volume 25,60% menor que o de agosto desse ano, porém, 53,10% acima do exportado em setembro de 2021.

Suínos: oferta limitada e demanda aquecida elevam preços

As cotações do suíno vivo e da carne têm registrado forte alta neste início de outubro. Segundo pesquisadores do Cepea, a oferta controlada de animais em peso ideal para abate e o aumento da procura de frigoríficos por novos lotes, devido à maior demanda doméstica, têm impulsionado os preços.

No mercado do vivo, os aumentos foram registrados em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Segundo agentes do setor, mesmo com o feriado dessa quarta-feira, 12/10 (Dia de Nossa Senhora Aparecida), ocasião que acarreta um dia a menos de abate na semana, a demanda por novos lotes para abate deve se manter firme.

Quanto à carne, agentes, atentos ao aquecimento da demanda na ponta final, reajustaram positivamente os preços da maioria dos produtos suinícolas.

Fonte: Cepea
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp