Indicadores Cepea: algodão e café

Algodão: preços são os menores desde novembro de 2021

Os preços do algodão em pluma estão em queda no mercado brasileiro há algumas semanas. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão sobre os preços vem, sobretudo, das desvalorizações externas do produto, já que, no Brasil, a disponibilidade de pluma da nova safra ainda não é expressiva e boa parte dos lotes tem sido destinada ao cumprimento de contratos.

Assim, os atuais preços domésticos da pluma são os menores desde novembro de 2021 e já operam abaixo da paridade da exportação. Ressalte-se que negociar a pluma no mercado brasileiro vinha sendo mais vantajoso do que exportar, desde novembro do ano passado.

Café: colheita de robusta da safra 2022/23 se aproxima do fim

A colheita de café robusta da safra 2022/23 está avançando e deve ser encerrada na segunda quinzena de julho em Rondônia e no Espírito Santo. Segundo informações coletadas pelo Cepea junto a agentes colaboradores, as atividades de campo já somam entre 85 e 95% da produção esperada em Rondônia e entre 85 e 90% no Espírito Santo.

A qualidade dos grãos colhidos está boa e a produtividade no Espírito Santo é considerada excelente. Já em Rondônia, alguns produtores consultados pelo Cepea indicaram queda no rendimento.

Segundo alguns agentes, a produção no Brasil deve ser levemente inferior às estimativas do USDA (divulgadas em junho de 2022), de 22.8 milhões de sacas, e superior às 17.7 milhões de sacas estimadas pela Conab (em maio de 2022).

Fonte: Cepea
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp