Índia é o novo mercado de citros brasileiro e a Turquia passa a importar bovinos vivos para reprodução

Após a conclusão das negociações com a Índia e a Turquia, o agronegócio brasileiro atinge a marca de 56 novos mercados abertos em 2025 – Foto: Canva

O Ministério de Agricultura e Pecuária do Brasil divulgou, nesta semana, a abertura de dois novos mercados. A Índia vai passar a importar cinco produtos cítricos brasileiros: limão tahiti, limão siciliano, laranja doce, tangerina e similares; enquanto a Turquia vai passar a comprar bovinos vivos destinados à reprodução.

Importações

Ocupando o 10º lugar como o maior destino de produtos agropecuários do Brasil, a Índia importa, desde 2023, açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquicultura), pescado de captura (pesca extrativa), derivados de ossos destinados à produção de gelatina e abacate.

No último ano, as exportações de produtos do agro brasileiro para a Índia ultrapassaram os US$3 bilhões, tendo o complexo sucroalcooleiro, a soja e fibras têxteis como os principais produtos comercializados.

Já na Turquia, nos anos de 2023 e 2024, as importações brasileiras de bovinos vivos destinados ao abate ou à engorda somaram cerca de US$ 525 milhões. Neste mesmo período, o valor acumulado das exportações agrícolas totais do Brasil para a Turquia chegou a US$ 5,5 bilhões, com destaque para soja, gado vivo, café verde, algodão e celulose.

Novas oportunidades

Após a conclusão das negociações com a Índia e a Turquia, o agronegócio brasileiro atinge a marca de 56 novos mercados abertos em 2025, totalizando 356 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.

Por Larissa Machado  / larissamachado@sna.agr.br              
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp