As importações chinesas de soja do Brasil aumentaram 82% em maio, em comparação com o mês anterior, reforçadas por cargas que deveriam ter chegado antes, mas foram atrasadas pela chuva, mostraram dados alfandegários neste domingo.
Maior importadora de soja do mundo, a China comprou 9.23 milhões de toneladas de soja do Brasil em maio, contra 5.08 milhões de toneladas em abril, segundo dados da Administração-Geral de Alfândega.
As importações de maio também foram superiores as 8.86 milhões de toneladas adquiridas do principal fornecedor de soja da China um ano atrás.
O país asiático comprou 244.431 toneladas de soja dos Estados Unidos em maio, com queda de 50% das 491.700 toneladas um ano antes. Os embarques caíram 89% de 2.15 milhões de toneladas em abril, segundo os dados alfandegários.
Nos primeiros cinco meses do ano, a China importou 15.66 milhões de toneladas de soja do Brasil, com queda em relação as 22.04 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.
As importações dos Estados Unidos entre janeiro e maio totalizaram 21.53 milhões de toneladas, mais do que o dobro das 8.97 milhões de toneladas do ano anterior.
Fonte: Reuters
Equipe SNA